menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Curso Tecnológico Informática de Gestão
Componentes
de Formação
Disciplinas Carga Horária Semanal
(blocos de 90 minutos)
  10º 11º 12º
Geral Português 2 2 2
Filosofia 2 2 -
Lingua Estrangeira I ou II 2 2 -
Educação Física 2 2 2
EMRC 1 1 1
Cientifica Matemática B 2 2 2
Economia A ou Língua Estrangeira II ou III 3 3 -
Tecnológica Metodologias de Programação 2 2 1,5
Técnicas Contabilisticas 2 2 -
Sistemas Informáticos e Ferramentas de Produtividades 1,5 - -
Base de Dados - 1,5 -
Aplicações Informáticas Empresariais - - 1
Organização e Gestão Empresarial - - 1,5
Técnicas de Análise de Sistemas de Informação - - 120 *
Projecto Tecnológico - - 27 *
Estágio - - 160 *
* Carga Anual

O curso      

A Informática permitiu novos conceitos de gestão, desde a gestão de pessoal, da produção, dos stocks e financeira. O computador é um utensílio de trabalho indispensável a uma gestão moderna e dinâmica. A empresa tem necessidade de técnicos preparados para darem resposta "Informática" às necessidades da gestão.

A enorme carência de técnicos no domínio das tecnologias da informação, para todos os tipos de perfis, bem como a integração da escola numa comunidade empresarial que se pode caracterizar como pertencendo à área da prestação de serviços, garante um vasto mercado de trabalho para os técnicos formados por este curso.

A formação cobre três áreas disciplinares: ciências da computação, em que se ministram, de forma sólida e rigorosa, os fundamentos da informática; organização e gestão, para uma formação base na área da contabilidade de gestão; e a informática de gestão, que proporciona a componente de formação específica, abordando a problemática dos sistemas de informação, da sua automatização bem como as aplicações de gestão existentes no mercado.

Em suma, o plano curricular é caracterizado pela distribuição das matérias nucleares ao longo dos 3 anos do Curso, pela inclusão de disciplinas–chave ligadas à vertente da Informática de Gestão e pela forte ligação entre a vertente académica e a prática empresarial. Todas as disciplinas funcionam com aulas práticas, teóricas e/ou teórico-práticas.

Como facilmente se conclui o CTIG é um curso que procura ser diferente e oferecer uma formação abrangente e ao mesmo tempo objectiva. Por formação abrangente entende-se toda a gama de conhecimentos básicos na área da contabilidade e gestão, conhecimentos sólidos de informática e informática de gestão, com disciplinas de laboratório que permitem a experimentação prática dos conceitos teóricos adquiridos. Por formação objectiva entende-se aquela que prepara para o mercado de trabalho. Esta formação objectiva será sustentada em protocolos estabelecidos entre o Colégio S. Gonçalo e as diversas empresas existentes na região, cujo objectivo é promover o desenvolvimento de trabalhos que contribuam em simultâneo para a evolução da empresa e das disciplinas científico–tecnológicas.

O técnico de Informática de Gestão necessita de viver experiências realistas de resolução de problemas de gestão, que exijam o estudo, planificação, apresentação e defesa de soluções viáveis para os problemas concretos apresentados. Devem ser promovidas experiências de análise das exigências de negócio, e sua transcrição para requisitos funcionais aplicáveis aos sistemas de informação. Experiência de trabalho em equipa é fundamental, envolvendo a organização do trabalho, gestão e valorização da pessoa como recurso fundamental da organização.

Desejamos, por isso, que as empresas com as quais o Colégio mantenha uma parceria de colaboração sejam um elemento activo na qualificação do aluno, através da proposta de trabalhos de desenvolvimento ligados à utilização da informática de gestão, que serão directamente aplicados na empresa.

As nossas disciplinas têm o seu conteúdo permanentemente actualizado, tendo sempre em vista despertar no aluno a consciência das contínuas inovações na área.

O CTIG pretende ser inovador em termos do perfil do técnico a formar, uma vez que se deseja associar uma sólida formação informática a um conhecimento profundo da estrutura e processos de uma empresa. Para tal, a componente de gestão foi planeada para que o aluno, embora sem possuir a formação de um técnico de contabilidade e gestão, possa conhecer e compreender intimamente o funcionamento de uma organização.

 

Perfil final do aluno

 

O Curso de Informática de Gestão visa formar profissionais qualificados que estejam, por um lado, munidos de competências para poder interpretar e compreender o funcionamento da organização como um todo, e que tenham, por outro lado, as valências técnicas indispensáveis para tornar a área do tratamento e gestão de informação - nomeadamente recorrendo a meios informáticos - numa vantagem competitiva para as organizações com que colaboram.

Assim, pretende-se que o aluno do Curso Tecnológico de Informática de Gestão desenvolva ao logo do curso as competências necessárias nas áreas do desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas informáticos de gestão. Capacidade para efectuar a análise de sistemas, a gestão de base de dados, desenvolver aplicações e proceder à instalação e manutenção de equipamentos e aplicações informáticas de escritório, utilitários e de gestão, assegurando a optimização do seu funcionamento, são algumas das competências adquiridas após a conclusão do curso

 

Perfil profissional do aluno

Com o Curso Tecnológico de Informática de gestão pretende-se que, face a uma situação concreta no mundo real o aluno deva, individualmente ou em grupo, ser capaz de:

·         Caracterizar e analisar qualquer sistema de informação;

·         Resolver problemas específicos ligados à informatização e a implementação de Sistemas de Informação numa empresa;

·         Definir e desenvolver programas e aplicações informáticas na área da Gestão;

·         Realizar tarefas atribuídas ao técnico de informática no que se refere à escolha, tratamento e análise dos dados relativos às operações de tratamento de informação existentes na empresa;

·         Avaliar o desempenho e testar a fidelidade da solução proposta em relação à situação original;

·         Efectuar a manutenção de aplicações de gestão já implementadas para mantê-las actualizadas e operacionais 

·         Desempenhar funções técnico-comerciais.

 

Referencial de emprego

 

São várias as saídas profissionais proporcionadas aos alunos do Curso Tecnológico de Informática de Gestão de entre as quais podemos destacar:

1. Programador – Desenvolver aplicações e proceder à instalação e manutenção de equipamentos e aplicações informáticas de gestão e utilitários, assegurando a optimização do seu funcionamento;

2. Técnico Especialista em Tecnologias e Programação de Sistemas de informação – Analisar, conceber, planear e desenvolver soluções de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação e/ou soluções de integração de sistemas existentes;

3. Técnico de Informática (Sistemas) – Efectuar a instalação, a configuração e a manutenção de ferramentas, equipamentos e sistemas informáticos, suportados em diferentes plataformas e sistemas operativos, e proceder à gestão e administração de base de dados e ao desenvolvimento de software, assegurando a optimização do seu funcionamento.

4. Técnico de vendas (hardware e software de gestão e outros) – Identificar as necessidades de SI (Sistemas de informação) dos potenciais clientes e assim promover e efectuar a venda de produtos e/ou serviços na área da Informática de Gestão;

5. Técnico Especialista de Auditoria a Sistemas de Gestão – Participar na avaliação de sistemas de gestão, nomeadamente ao nível do planeamento, execução e controlo do processo de auditoria verificando se as actividades e os resultados relativos aos Sistemas de Gestão, documentos de referência, legislação e regulamentação estão em conformidade com os critérios da auditoria.

6. Técnico Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos – Efectuar, de forma autónoma ou sob orientação, a instalação e manutenção de redes e sistemas informáticos de apoio às diferentes áreas de gestão da organização, podendo assegurar a gestão e o funcionamento dos equipamentos informáticos e respectivas redes de comunicações.

 

 


©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 3.235.29.190: