menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Curso Tecnológico Quimica Industrial e Ambiental
Componentes
de Formação
Disciplinas Carga Horária Semanal
(blocos de 90 minutos)
  10º 11º 12º
Geral Português 2 2 2
Língua Estrangeira I, II 2 2 -
Filosofia 2 2 -
Educação Física 2 2 2
EMRC 1 1 1
Cientifica Matemática B 2 2 2
Biologia e Geologia OU Economia A 3 3 -
Tecnológica Ciências e Tecnologias do Ambiente 1,5 1,5 1
Química Tecnológica 1,5 1,5 -
Bioquímica e Microbiologia - - 3
Física e Química A 3 3 -
Tecnicas Laboratoriais OU
Tecnologias Industriais OU
Tecnologias do Ambiente
- - 120 *
Projecto Tecnológico - - 27 *
Estágio - - 160 *
* Carga Anual

Apresentação

A Química está presente em tudo que nos rodeia, sejam seres vivos ou outros sem vida que resultaram de transformações químicas há muitos milhões de anos atrás. Nos seres vivos a Química está presente a cada instante no seu matabolismo biológico e acompanha-o ao longo da sua existência. Nas substâncias inorgânicas os processos de transformação química resultam das interacções destas entre si.

A tecnologia dos processos industriais, para além de permitir obter toda uma variedade de materiais e produtos, desempenha um papel fundamental na prevenção e combate contra qualquer forma de poluição de origem industrial urbana ou ambiental.

Assim sendo o Curso de Química Industrial e Ambiental pretende dar resposta à necessidade, constantemente referida por empresários e responsáveis pela gestão de recursos humanos das empresas, de técnicos intermédios capazes de resolver os problemas cada vez mais complexos que surgem nas unidades industriais, bem como promover a laboração preservando o meio ambiente. Pretende-se uma formação generalista, desenvolvendo capacidades de adaptação às mais variadas situações e evolução do trabalho, mas ao mesmo tempo com opções que permitam a formação de técnicos especialistas nas áreas de maior interesse.

Justifica-se a criação deste curso, pela necessidade de profissionais habilitados a dar resposta às exigências técnicas de operação de Estações de Tratamento de Águas para Consumo Humano, Estações de Tratamento de Água Residuais, Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos, Aterros Sanitários, e de Unidades Industriais de Produção e Transformação envolvendo Processos Químicos, existentes e a criar, a nível local e regional. 

 

A Directora do Curso, Maria da Graça Costa

 


©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 3.235.29.190: