menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Natureza e objectivos

O Colégio de São Gonçalo é titular do alvará nº 594, de 22/11/1941 em regime de Paralelismo e Autonomia Pedagógicos por tempo indeterminado, certificado pelo Decreto-Lei 553/80, art. 35º, alínea d) e pelo Despacho nº 6608/2000, II série D.R. nº 72, de 25 de Março.

O Colégio funciona em regime de contrato simples para o Ensino Básico e Secundário e, em regime de contrato de Associação somente para os Cursos Tecnológicos. Tem ainda a funcionar, no conjunto das suas ofertas educativas, um Internato Feminino, onde se encontram alojadas alunas oriundas das mais diversas zonas geográficas do país e também da comunidade dos países da CPLP.

O Colégio de São Gonçalo é uma instituição com uma identidade específica, como Escola Católica e Diocesana, com um projecto educativo próprio, projectado à luz da doutrina do Magistério Universal e Local da Igreja Católica. Como Escola Católica, o Colégio encontra a sua verdadeira justificação na própria missão da Igreja e baseia-se num projecto educativo em que, harmoniosamente, se fundem a fé, a cultura, a vida.

Estamos muito convictos da importância da Escola Católica, tanto mais quanto nos preocupa a generalizada redução da Educação aos aspectos puramente técnicos e funcionais, com um perigoso ofuscamento dos valores humanos e cristãos. Tende-se hoje a adormecer a Escola num presumível neutralismo, que enfraquece o potencial educativo e se reflecte negativamente sobre a formação dos alunos. Pretende-se esquecer que a educação pressupõe e envolve sempre uma determinada concepção do homem e da vida. Compete-nos, como Escola Católica, enfrentar, com determinação, a nova situação cultural, colocarmo-nos como instância crítica dos projectos de educação parciais, servir de exemplo e estímulo para as outras instituições de educação, assumirmo-nos como linha avançada da solicitude educativa da Igreja.

Enquanto Escola Católica, projectaremos continuamente o nosso olhar, para a figura de Jesus Cristo, Mestre de insuperável pedagogia. Ele estará sempre diante de todos nós, como figura do Homem Novo. É n’ Ele que encontraremos sempre a mais alta medida, para que tende o nosso crescimento humano integral, o mesmo é dizer, o nosso crescimento, como o de Jesus Cristo, em “estatura, em sabedoria e em graça”.

(excertos do Regulamento Interno  e do Projecto Educativo do Colégio texto adaptado)

©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 54.227.127.109: