menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Destaque

 

 

 

 

 

 
INAUGURAÇÃO: DAS MICROBIBLIOTECAS DO COLÉGIO DE S. GONÇALO

O Colégio escolheu o dia 23 de outubro de 2017, por se celebrar o dia internacional das bibliotecas escolares, para inaugurar três novas bibliotecas. São microbibliotecas, novos espaços que suportam o projeto do Grupo Disciplinar de Português denominado “Chamada para a Leitura”.
Pode dizer-se, em linguagem figurada, que, nove meses depois de tudo começar, a criança nasceu. Em janeiro deste ano, o Colégio celebrou um protocolo com a Fundação PT, no qual se comprometeu a transformar três antigas cabines telefónicas da Portugal Telecom em microbibliotecas escolares.
No «período de gestação», o Colégio procurou parceiros que pudessem ajudar-nos a concretizar o projeto, uma vez que as cabines estavam em muito mau estado. Depois do meritório trabalho de restauro realizado pelos alunos de mecânica, a Serralharia Aguiar ofereceu as portas para as cabines, as estantes foram oferecidas por empresas locais (Móveis Mo. Fil., Djess Móveis, Quinta de Palmazões), os livros foram oferecidos por diversas entidades (Porto Editora, Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, Livraria Tulipa, Livraria Zé, Brintâmega, Petrofregim) e colaboradores (prof. António Augusto Silva), pais e alunos, as paletes para os sofás foram oferecidos pela Forgottensteps, a majestosa oliveira plantada junto à cabine 1 foi oferecida pelo Café Bar; contamos ainda com o apoio da Câmara Municipal de Amarante.
Junto às três cabines, aconteceram diversas atividades lúdicas, direta ou indiretamente relacionadas com os livros e os seus autores: poesia, canto, dança, música, peça de teatro, apresentação de livros infantis (na primária, esteve o escritor João Manuel Ribeiro), leitura dramatizada, história andante, elaboração de desenhos a partir de livros lidos, produção de livros com fragmentos de histórias, decoração de espaços com personagens dos livros infantis, criação de estendal de atividades, mercado de livros ambulante, afixação de post-its com frases de autor, divulgação de textos de autor, largada de balões… Foi um dia diferente.
A semente foi lançada à terra. Agora, para que ela germine e dê fruto, é necessário que muitos se sintam motivados a atender esta chamada para a leitura que lhes foi dirigida – uma chamada de valor acrescentado!
Dos professores e educadores, espera-se o exemplo e o estímulo. Como disse Albert Einstein, “Onde há um desejo, há um caminho.”. E, dizemos nós, o caminho faz-se caminhando.
Um bem-haja a todos os professores, educadores e alunos, especialmente os dos cursos de Mecânica, de Animação, de Comunicação e de Ciências e Tecnologias que, de algum modo, contribuíram para as atividades do projeto.
Um agradecimento especial aos senhores vereadores Lucinda Fonseca, vice-presidente da CMA, e António Ribeiro, vereador da Educação da CMA; um abraço ao professor Paulo Miranda, que prontamente acedeu ao nosso convite para dinamizar a atividade da «História Andante», na pré-primária.
Microbibliotecas do Colégio: uma chamada para a leitura.
Pelo Grupo Disciplinar de Português do CSG,
prof. António Costa


Publicado em: 24/10/2017 05:34:44 Partilhar

©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 54.167.253.186: