menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Destaques [notícias & avisos]

 

 

 

 

 

 
CALENDÁRIO: Exames EF

Está disponível para download o Calendário dos Exames de Equivalência à Frequência

Publicado em: 16/07/2014 08:00:31


 

 

 

 

 

 
PRÉMIO: César Natário, aluno do colégio S. Gonçalo, vence prémio do concurso “Quem conta um conto…ao modo de Saramago?”

Na passada quarta-feira, dia 9 de Julho, pelas 11:00 horas, César Natário, discente do curso Tecnológico de Gestão e Dinamização Desportiva, juntamente com cinco jovens do 3º CEB e do secundário estiveram presentes no auditório da Fundação José Saramago (Casa dos Bicos, em Lisboa), para receber os prémios pela escrita de um conto inspirado na obra do célebre escritor português, Prémio Nobel da Literatura, José Saramago.

“Fatum” é o título do conto produzido pelo César que lhe mereceu o terceiro lugar no âmbito dos concorrentes do ensino secundário, tendo sido selecionado por um júri, composto por personalidades distintas de cada instituição promotora – Plano Nacional de Leitura; Fundação José Saramago, Instituto Camões e a Porto Editora.
Tratava-se de um desafio lançado aos alunos do terceiro ciclo do ensino básico e do secundário, residentes em Portugal, com o objetivo de fomentar a criatividade de jovens autores, tendo como fundo inspirador a obra de Saramago.
A cerimónia de entrega ocorreu na presença de Pilar del Rio, que mais uma vez procurou incentivar os jovens presentes à leitura e à escrita, divulgando o exemplo do Prémio Nobel da Literatura, que se fez escritor de forma autodidáctica, através da leitura. A descoberta do Mundo das Letras fez-se na solidão das bibliotecas, após, um dia intenso de trabalho.
Todos os membros do júri reiteraram o seu contentamento ao descobrir a qualidade das produções apresentadas, elogiando os jovens autores. Apelaram a que os discentes dessem continuidade à fértil sementeira literária a fim de desenvolver cada vez mais os dotes da escrita. A leitura parece ser a melhor ferramenta para captar técnicas de escrita e de expressividade, a melhor rota para descobrir o mistério e o prazer da “Palavra”, a beleza da língua portuguesa.
O César, com muita honra, recebeu um cabaz cheio de livros, coletânea de contos portugueses, poesia, uma obra de Saramago escolhido por ele. Eis o primeiro diamante oferecido numa casa cujo dono pretendera que esse edifício virado para o rio Tejo se chamasse a casa dos diamantes, contudo, o povo ilustrou-a simplesmente com “a casa dos bicos”. Ora, tal como o César escreveu no seu conto, aguarde-se que ele venha a receber outros diamantes literários, “porque sabe que o sonho se vai tornar real, porque é assim que tem de ser e o que tem de ser tem muita força, o fatum nunca se deixa ficar para trás”.

Conto em anexo: César Natário, “Fatum”

porque sabe que o sonho se vai tornar real, porque é assim que tem de ser e o que tem de ser tem muita força, o fatum nunca se deixa ficar para trás.


Publicado em: 16/07/2014 07:26:08


 

 

 

 

 

 
PRÉMIO: Alunos regressam à FEP

Depois de vencerem o concurso Buzz Arena High School Edition, com o projeto “Amarantiza-te”, os alunos Ana Paula Sousa, Ana Teresa Nogueira, Andreia Filipa Moreira, Beatriz Maria Marinho e Pedro Miguel Moura, do 12º ano do Curso de Contabilidade e Gestão, estiveram presentes na Sessão Solene do Dia da FEP, que decorreu no Salão Nobre da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, na passada terça-feira, dia 27 de maio.
Nesta edição 2014 do Dia da FEP foi aberta a sessão pelo Diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, João Frias Proença, depois passaram a ser anunciados os nomeados ao Prémio Carreira FEP 2014, foi feita a distinção aos Diplomados FEP 2013 e procedeu-se à entrega dos Prémios Pool de Talentos 2014 e do Prémio Buzz Arena High School Edition. A sessão de encerramento coube ao Reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos.
A FEP organiza este dia com o intuito de mostrar a todos os interessados o trabalho realizado ao longo do ano, na área do ensino, investigação, iniciativas estudantis, projetos e participações em competições nacionais e internacionais, nas quais a FEP se tem destacado.
Foi no objetivo de aproximação do ensino superior ao ensino secundário que foi criado o concurso Buzz Arena High School Edition, onde os alunos de Contabilidade e Gestão do nosso Colégio participaram, com êxito.
Um bem-haja a todos os que contribuíram para o enriquecimento curricular e pessoal dos nossos alunos!

Vídeo com a reportagem, disponível AQUI






Publicado em: 02/06/2014 06:44:13


 

 

 

 

 

 
Atividade: “AMARANTIZA-TE” vence concurso na FEP

“AMARANTIZA-TE” é o projeto criado por cinco alunos do 12º ano do curso de Contabilidade e Gestão do nosso Colégio: Ana Paula Sousa, Ana Teresa Nogueira, Andreia Filipa Moreira, Beatriz Maria Marinho e Pedro Miguel Moura.
Numa dinâmica empreendedora, seguiram o seu instinto, puseram à prova a sua criatividade e sentiram-se à altura de participar no Buzz Arena High School Edition. Trata-se de um concurso de ideias de negócio organizado pela StartUP BUZZ e pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em que o desafio é que cada equipa crie um negócio inovador, de todos e para todos, proporcionando aos alunos uma experiência incrível. Neste sentido, o “Amarantiza-te” é um projeto turístico inovador que visa dinamizar o nosso Colégio, a cidade de Amarante e a zona envolvente.
O distinto júri, constituído por Ricardo Costa Novo, Vice-Presidente da JA-YE Alumni Europe, Francisco Matos, da Junior Achievement Portugal e da Alumnus StartUp BUZZ, Bernardo Pequito, da JA-YE Alumni Europe, da Alumnus StartUp BUZZ e da JA Alumni Portugal e ainda João Silva, da C&M UPT Junior Consulting e Organizador do 3DS Porto em novembro de 2013,
salientou o talento dos alunos das nove equipas finalistas, selecionadas a nível nacional. Relativamente ao vencedor, “Amarantiza-te”, afirmou acreditar na capacidade de concretização do projeto, considerou existir uma procura por impacto económico e social positivo e clareza na transmissão da proposta de valor, e referiu a coesão transmitida pela própria equipa.
Sempre acreditamos…“YOU WILL ALWAYS MAKE HAPPEN!!!!”




Publicado em: 23/05/2014 09:33:03


 

 

 

 

 

 
VIDEO: poema VISITAÇÃO, de Ana Luísa Amaral, cantado por Pedro Moura

O vídeo está disponível no seguinte endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=EDa_UIHqdCE&feature=youtu.be

Publicado em: 09/03/2014 15:00:08

205 registos

1| 2| 3| 4| 5| 6| 7| 8| 9| 10| 11| 12| 13| 14| 15| ... 41|
©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 3.234.208.66: