menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Destaques [notícias & avisos]

 

 

 

 

 

 
Concurso Literário “O Meu Conto de Natal”


ALUNOS VENCEDORES DO CONCURSO

Primeiro Lugar
  - Eduarda Catarina Silva Carvalho – 8º D
     Título do Conto: “Natal está a chegar”
  - Pedro Costa – 2º A
     Título do Conto: “O Milagre de Jesus”

Segundo Lugar
  - Lídia Marisa Macedo Teixeira – 4ºB
     Título do Conto: “Árvore de Natal”

Terceiro Lugar
  - Matilde Martins Alves – 4ºB
     Título do Conto: “O Natal em que tudo ganhou vida”

Todos os participantes do concurso receberam um certificado de participação numa pequena cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores, presidida pelo Monsenhor Clemente, no dia 11/18 de Fevereiro, na Biblioteca.
Parabéns a todos os que participaram nesta actividade!




Publicado em: 04/03/2010 12:17:05


 

 

 

 

 

 
FOTOGRAFIA AÉREA DO COLÉGIO

No passado dia 20 de Janeiro, os alunos do Colégio foram surpreendidos pela presença de uma pequena aeronave que sobrevoava a nossa escola.
Por momentos, muitos especularam se não seria uma qualquer acção de espionagem, outros recearam que fosse um sofisticado ataque Taliban. Ponderados os excessos de imaginação, todos perceberam que se tratava, afinal, de uma espectacular sessão fotográfica aérea das instalações do Colégio de São Gonçalo. No pátio central, um grupo de alunos desenhou os contornos do logótipo do Colégio, de modo a ficar visível nas fotos captadas pela aeronave de controlo remoto.
Uma dessas fotografias foi usada para produzir o espaço de visita virtual das instalações do nosso Colégio (ver item «Visita Virtual», na secção “Colégio”).

Publicado em: 04/02/2010 23:44:08


 

 

 

 

 

 
Concurso Escolar: Comemoração do centenário da 1ª República. Portugal, Amarante e a 1ª República

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ANO LECTIVO 2009/10

REGULAMENTO

1.APRESENTAÇÃO

O concurso escolar “ Portugal, Amarante e a Primeira República” é uma iniciativa promovida pelo Grupo de História, conjuntamente com a Biblioteca do Colégio .

2.DESTINATÁRIOS

Este concurso destina-se a alunos do Ensino Básico (2º, 3º Ciclos) e do Ensino Secundário.

3.TEMAS E NATUREZA DOS TRABALHOS
> Figuras republicanas amarantinas .
> Amarante e a 1º República .
> A participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial.
> A 1ª República e a Educação.


4.CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS
Os trabalhos a apresentar deverão ser produzidos no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo), História (3º Ciclo e E. Secundário), e nas Áreas Curriculares Não disciplinares de Formação Cívica e Área de Projecto. No entanto, podem contar com o contributo de outras disciplinas.


5.ÂMBITO DOS TRABALHOS
O concurso pretende que os trabalhos a apresentar respeitem as seguintes condições:
a)Contribuam para a reflexão sobre os grandes acontecimentos históricos e as profundas mudanças que ocorreram na história recente.
b)Valorizem a pesquisa e a recolha de testemunhos documentais e patrimoniais;
c)Visem o desenvolvimento das seguintes competências históricas:
-Tratamento da informação/Utilização de fontes
-Compreensão histórica - espacialidade, temporalidade, contextualização
-Comunicação em História
d)Contribuam para o desenvolvimento de valores e atitudes adequados à formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática.

6.DOMÍNIOS E SUPORTES
Serão aceites trabalhos nos seguintes domínios:
* Produção escrita (poesia, ficção, texto dramático)
* Jornalismo (reportagem, entrevista)
* Jogo didáctico
* Produto multimédia

7.CONDIÇÕES DE CANDIDATURA
São admitidas a concurso candidaturas individuais e de grupo (máximo 4 alunos), devendo cada candidatura ter um professor responsável;

9.ESCALÕES

Para efeitos de apreciação e atribuição de prémios, serão considerados os seguintes escalões:

1º Escalão – 2º Ciclo do Ensino Básico
2º Escalão – 3º Ciclo do Ensino Básico
3º Escalão – Ensino Secundário

10.RECEPÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos deverão ser entregues em mãos na Biblioteca do Colégio de S.Gonçalo, acompanhados de cópia do formulário da candidatura.

11.PRAZOS
Inscrição - Data limite: 15 de Março de 2010
Entrega dos trabalhos - Data limite: 1 de Junho de 2010
Anúncio dos vencedores: Setembro de 2010
Sessão de entrega dos prémios: Outubro de 2010

12.CRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO
Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
a)Competências históricas evidenciadas;
b)Originalidade
c)Criatividade
d)Qualidade da apresentação

13.JÚRI
Os elementos constitutivos do Júri serão anunciados atempadamente.

14.PRÉMIOS
Serão atribuídos prémios aos três melhores trabalhos de cada escalão;


O Grupo de História

Rosa Maria Fonseca


NOTA: A ficha de inscrição encontra-se disponível na área de downloads







Publicado em: 20/01/2010 15:07:12


 

 

 

 

 

 
Visita à exposição “Quick Quick Slow”

No dia 6 de Novembro, as turmas de 11º e 12º anos do Curso Tecnológico de Design de Comunicação/Multimédia partiram para Lisboa para desfrutarem de uma visita guiada ao Museu Colecção Berardo que, desde 10 de Setembro a 29 de Novembro, exibia um conjunto de exposições, designado Experimenta Design. Incluída nesse conjunto estava a exposição Quick Quick Slow que, de resto, foi a escolhida para a referida visita.
Tal como podemos concluir através do nome, esta demonstração explorava o mundo do Design Gráfico que, através do tempo, sofreu diversas transformações e, ao percorrer diferentes épocas, se modelou e direccionou às exigências que foram surgindo.
Deste modo, podemos contar com uma exposição composta por projectos em suporte impresso, imagens em movimento e plataformas interactivas, tudo ordenado de acordo com os avanços científicos, tecnológicos e culturais que proporcionaram a passagem das Vanguardas para a programação informática contemporânea. Assim, a exposição encontrava-se dividida em 5 secções sequenciais: Tempo de Vanguarda, Dinamismo Comercial, Batidas Perdidas, Estratificação Digital e o Momento Pós-Milénio.
O essencial a reter foi, exactamente, que o importante não é a gestão do tempo, mas sim a sensação que este provoca, nomeadamente, no mundo do Design – ‘’Acima de tudo, o tempo é o nosso bem mais importante. Controlar o tempo é ser livre’’ (Emily King).
No final, ainda nos restou algum tempo para conhecermos a exposição ‘’Amália’’ e embarcarmos num labirinto em que o tema era o cinema – Sala de instalações Multimédia.
Por fim, nada melhor que acabar com uns bons pastéis de Belém e uma foto de grupo à entrada do CBB.
Maria Abreu, 12º 2A



Publicado em: 17/01/2010 16:39:32


 

 

 

 

 

 
Apresentação da obra Alma Fragmentada, de Hélder Dinis

por Rosa Maria Fonseca

“Bom filho à boa casa torna”.
A língua portuguesa é muito rica em adágios populares e este, sem dúvida, adapta-se perfeitamente à situação que nos foi dada vivenciar, no passado dia 12 de Dezembro de 2009. O Hélder poderia ter escolhido mil lugares para apresentar o seu livro. Mas fez a sua escolha com o coração. O Colégio de S. Gonçalo , uma instituição com mais de 75 anos, costuma deixar marcas e muitas saudades nos alunos que por aqui passam. Normalmente às sextas-feiras, eles vão chegando, vindos das diferentes faculdades espalhadas pelo país , onde foram colocados nos mais variados cursos superiores. Querem falar connosco, partilhar connosco a experiência do Superior, e dizer “ sentimos saudades…” .O Hélder não foi excepção e, de quando em vez, aparecia para dar notícias, falar das suas novas experiências e…porque não, tomar um cafézinho, no bar do Sr. Armando. Foi aí precisamente que o Hélder nos comunicou a intenção de publicar um livro de Poesia.
Mas, quem é o nosso Poeta?
O nosso amigo Hélder nasceu no dia 14 de Julho de 1988, na cidade do Porto, mas toda a sua infância foi vivida numa pequena aldeia de Amarante. A aldeia de Sanche. Foi nesta aldeia do Marão, cercada de maravilhas mil, entre as quais esta serra que tanto inspirou Pascoaes, que o Hélder cresceu e frequentou todo o Ensino Básico. O Colégio viria a ser o seu novo local de estudo, ao optar pelo Curso Tecnológico de Comunicação e Informação Multimédia.Em 2008, ingressou no ensino universitário, após um ano de pausa nos estudos. Frequenta o curso de Solicitadoria no Instituto Politécnico de Bragança, mais propriamente na Escola Superior de Cultura, Administração e Turismo de Mirandela.
Guardei até hoje na memória a imagem de um menino chamado Hélder, aluno exemplar pela atitude e comportamento, de quem fui professora de História A, no Ensino Secundário e Directora de Turma. Foi com alegria que o acompanhei neste momento importante da sua vida: o lançamento do seu livro “Alma Fragmentada”.
E foi com satisfação que vi o Auditório do Colégio repleto de amigos e familiares do Hélder bem como de professores e colegas de turma. Os alunos do 12º ano de Comunicação e de Línguas e Humanidades deram uma vida e colorido especial à cerimónia, ao declamarem poesias extraídas do livro”Alma fragmentada”mas também de Pascoaes e Manuel Alegre, acompanhadas de vídeos produzidos por eles para o efeito. O alinhamento de toda a cerimónia foi estruturado pela Biblioteca do Colégio de S. Gonçalo, em colaboração com o Departamento de Ciências Humanas e Sociais.
A tarde terminou com um convívio e um lanche muito agradável, à boa maneira portuguesa.

Publicado em: 12/12/2009 22:07:11

205 registos

1| ... 27| 28| 29| 30| 31| 32| 33| 34| 35| 36| 37| 38| 39| 40| 41|
©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 3.234.208.66: