menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Destaques [notícias & avisos]

 

 

 

 

 

 
Um desejo? Um Porto de Contos.

Uma História? O Vítor, um contador a caminho do mundo.
Vítor Fernandes partilha o palco com contadores vindos dos quatro cantos do mundo, no Ateneu Comercial do Porto, nas noites de Verão.

Porto acolheu, ao longo dos dias 26, 27 e 28 de Julho, um dos eventos mais originais, um Encontro Internacional de Narração Oral – “Um Porto de Contos”, promovido e organizado pela Escola de Narração Oral e Itinerante, presidida pela brilhante contadora de histórias, Clara Haddad.
O circuito “Um Porto de Contos” contou com diversas oficinas e atividades relacionadas com as histórias, as palavras e a sua magia. Muitos foram os convidados, entre contadores nacionais e internacionais – Clara Haddad (Portugal-Brasil), Paula Carvalleira (Galiza), Fernanda Munhão (Brasil), Cristiano Gouveia (Brasil), Joxe Maria Carrere ( País Basco), Lenice Gomes (Brasil), Charo Pita (Galiza), André Boaventura (Portugal),Thomas Bakk ( Brasil-Portugal) e o célebre contador transmontano, Vítor Fernandes. Num cenário bem ao sabor de Mia Couto, ouviram-se histórias de países tão distantes, mas “abensonhados”, umas cheias de fantasia, outras cheias de emoções, outras ainda repletas de humor, de música, onde a língua nunca foi entrave para sonhar. As histórias surgiam como por magia e deslizavam para o encanto da plateia presente no salão nobre do Ateneu Comercial do Porto, que acolheu este minicircuito de Contos.
Já muitos de nós conhecíamos a personalidade multifacetada do nosso contador de histórias na Biblioteca do colégio, mas só ao longo destes três serões o Vítor conseguiu definitivamente o prémio há tanto sonhado: um contador a caminho do mundo. Muitos ficaram convencidos que as suas histórias sempre eram contadas pela sua avó transmontana. E, ao que parece, segundo Paula Carvalleira, a terra do Vítor é um país que fica entre a Galiza e o Brasil, onde reina a mais bonita princesa chinesa.
Parabéns a todos os contadores, mas, de um modo especial, parabéns ao nosso professor Vítor por acreditar e nos fazer acreditar no sonho!
Fonte: https://www.facebook.com/PortodeContosFestival?directedtargetid=0


Publicado em: 06/08/2013 07:55:31


 

 

 

 

 

 
RESULTADOS: Exames Nacionais Secundário

Como vem sendo hábito, serão divulgados, à meia-noite do dia 01 de Agosto de 2013, os resultados do Exames Nacionais do Ensino Secundário - 1ª Fase. Para aceder a este serviço irá necessitar do número do Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão [sem os últimos 4 dígitos].
Este serviço está disponível em www.csgnet.org [SERVIÇOS/Consulta de Resultados ENES].


Pelo grupo de Informática/Informática de Gestão,

A. Jorge Gouveia

Publicado em: 31/07/2013 13:56:39


 

 

 

 

 

 
RESULTADOS: Exames Nacionais Secundário

Como vem sendo hábito, serão divulgados, à meia-noite do dia 10 de Julho de 2013, os resultados do Exames Nacionais do Ensino Secundário - 1ª Fase. Para aceder a este serviço irá necessitar do número do Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão [sem os últimos 4 dígitos].
Este serviço está disponível em www.csgnet.org [SERVIÇOS/Consulta de Resultados ENES].


Pelo grupo de Informática/Informática de Gestão,

A. Jorge Gouveia

Publicado em: 09/07/2013 07:27:38


 

 

 

 

 

 
EXAMES: Consulta de inscrições

Como vem sendo hábito, está disponível para consulta a inscrição para os exames 2013.
Deves confirmar a tua inscrição para os exames.
Para aceder a este serviço irá necessitar do número do Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão [sem os últimos 4 dígitos].
Este serviço está disponível em www.csgnet.org [SERVIÇOS/Consulta de Resultados ENES].

Publicado em: 15/06/2013 06:19:31


 

 

 

 

 

 
MUSICAL: “José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores”


Neste domingo, 9 de junho, teve lugar no nosso Colégio o maravilhoso musical “José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores”, envolvendo mais de 360 alunos, com a orquestração do professor Fernando Oliveira e a encenação do professor Marco Aurélio da Silva.
Foi um momento mágico partilhado pela comunidade educativa do nosso Colégio, que lotou o pavilhão gimnodesportivo. A música e o (en)canto dos nossos alunos provaram, mais uma vez, que no Colégio… há muito talento. Do numeroso elenco, o destaque foi para os protagonistas, a Helena Mendes e o Fernando Teixeira, que estiveram sublimes.

A figura de José inspirou vários autores e artistas ao longo da história, devido à riqueza narrativa do relato que é, sem dúvida, uma das mais populares gestas bíblicas. Thomas Mann recontou a história em "José e seus irmãos" e Andrew Lloyd Webber, com "José e o deslumbrante manto de mil cores", passou a história para um musical de sucesso.
"José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores" (título original: Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat) é um dos mais famosos musicais da dupla Andrew Lloyd Webber (música) e Tim Rice (letras), autores de obras tão famosos como Cats, Fantasma da Ópera ou Evita.
 
Esta obra é baseada na estória bíblica de José, filho de Jacob, que tinha o dom de interpretar os sonhos. Com muitas peripécias e alguns quase-dramas, este divertido musical assume algumas semelhanças com a ópera-rock "Jesus Christ Superstar", dos mesmos autores. Ficaram especialmente famosas as canções "Any Dream Will Do", "Close Every Door" e "One More Angel in Heaven".

"José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores" é um musical de cor e ritmo sendo desde há vários anos aclamado na Broadway e no West End londrino como "o musical de toda a família", tendo sido recentemente inserido no Guiness Book of Records como o musical que mais tempo esteve em digressão.

Sinopse do musical:

José é o filho preferido de Jacob, apesar de não ser o seu primogénito (mas o primeiro filho da mulher que mais amava). José nunca escondeu a sua posição de superioridade em relação aos outros 11 irmãos, que se ia manifestando através de sonhos em que a sua figura tomava sempre um lugar de destaque e liderança. O favoritismo, de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos, que o venderam como escravo a mercadores ismaelitas, por 20 moedas (sheqel) de prata.
Tendo sido, depois, comprado por Potifar (oficial e capitão da guarda do rei do Egipto), de quem se tornou o mais fiel e diligente dos criados, foi preso após acusação injusta da mulher do seu amo, depois de uma tentativa frustrada de sedução por parte desta. Na prisão, tornou-se conhecido como intérprete de significado dos sonhos, pelo que é chamado pelo Faraó que, depois de verificar a sua real capacidade, o nomeia governador do Egipto.
A história termina com o reencontro com os seus irmãos, arrependidos, e com a chegada destes, com seu pai, ao Egipto.


Publicado em: 10/06/2013 15:39:23

205 registos

1| 2| 3| 4| 5| 6| 7| 8| 9| 10| 11| 12| 13| 14| 15| ... 41|
©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 3.234.208.66: