menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Destaques [notícias & avisos]

 

 

 

 

 

 
Aula aberta: de Psicologia do Desporto

“ O bom filho á casa torna”
Foi com muito prazer que, no dia trinta e um de janeiro de dois mil e dezoito, recebemos a presença do Prof. Dr. Diogo Monteiro, no Colégio de Gonçalo, para nos dar uma aula aberta de psicologia do desporto. Incluída no plano anual de atividades, a aula teve como objetivo geral permitir aos discentes um contacto direto com a realidade da vida académica universitária e complementar saberes adquiridos nas aulas da disciplina de psicologia do desporto.
Das onze horas às doze e cinquenta e cinco minutos, os alunos do curso cientifico-tecnológico de Desporto e Dinamização da Atividade Física acompanhados pelos respetivos docentes no respetivo horário, assistiram com entusiasmo, concentração e atenção às palavras proferidas pelo nosso orador.
Os objetivos consistiram em esclarecer o conceito de psicologia e psicologia do desporto, relacionar a psicologia com o desporto e avaliar a importância do estudo da psicologia do desporto na atualidade.
Pudemos constatar pelo feedback dos alunos que a atividade correspondeu às expetativas. Foi uma aula diferente, com o intuito de sensibilizar os discentes para a importância da psicologia do desporto, quer no currículo e prática quotidiana desportiva, quer como promotora de qualidade de vida e capacidade cognitiva em desenvolvimento. Os objetivos foram amplamente cumpridos numa dinâmica pedagógica interativa.
Consideramos de extrema importância valorizar o profissionalismo e o sucesso académico de antigos alunos do Colégio. Neste sentido, o nosso convidado, o Professor Doutor Diogo Monteiro, enalteceu, com muito profissionalismo e conhecimento, o propósito que o trouxe de Rio Maior até ao Colégio de S. Gonçalo.
Resta-nos agradecer-lhe pela sua presença, pelos ensinamentos transmitidos e pela colaboração a custo zero com o nosso Colégio.
A professora: Elisabete Fonseca

Publicado em: 07/02/2018 09:53:22


 

 

 

 

 

 
Celebração Eucarística: em honra de São Gonçalo presidida por D. Luiz Fernando Lisboa

No passado dia 10 de janeiro, alunos, professores e funcionários do Colégio de São Gonçalo participaram numa Celebração Eucarística em honra de São Gonçalo presidida por D. Luiz Fernando Lisboa, bispo de Pemba (Moçambique) e concelebrada pelo pároco de Amarante, Padre José Manuel Ferreira, e pelo Monsenhor Clemente, antigo diretor do Colégio de São Gonçalo.
A presença de D. Luiz Fernando Lisboa resulta do convite feito pelo professor Sérgio Cabral, com o qual viveu e trabalhou, juntamente com a sua esposa, no ano letivo anterior, em Pemba.
D. Luiz é natural do Brasil, é missionário Passionista (pertence à Congregação da Paixão de Jesus Cristo), mas trabalha em Moçambique desde 2001, tendo sido o primeiro membro dos missionários passionistas a iniciar a missão passionista neste país. Em 2013 foi nomeado pelo Papa Francisco, bispo de Pemba, uma diocese quase do tamanho de Portugal com apenas 22 paróquias, a maioria de grande extensão.
A sua simplicidade, o seu carisma e, sobretudo, o seu testemunho missionário tornou a celebração mais vivida por todos os presentes, levando grande parte dos alunos a manifestar a sua vontade de um dia partir em missão.
Para além da presença do bispo de Pemba nesta celebração, é importante referir, também, a integração dos alunos do primeiro ciclo, pela primeira vez, no coro da celebração, constituído habitualmente apenas pelos alunos do Curso Científico-Tecnológico de Animação Sociocultural, o que tornou a celebração liturgicamente mais bela.


Publicado em: 22/01/2018 07:10:09


 

 

 

 

 

 
INAUGURAÇÃO: DAS MICROBIBLIOTECAS DO COLÉGIO DE S. GONÇALO

O Colégio escolheu o dia 23 de outubro de 2017, por se celebrar o dia internacional das bibliotecas escolares, para inaugurar três novas bibliotecas. São microbibliotecas, novos espaços que suportam o projeto do Grupo Disciplinar de Português denominado “Chamada para a Leitura”.
Pode dizer-se, em linguagem figurada, que, nove meses depois de tudo começar, a criança nasceu. Em janeiro deste ano, o Colégio celebrou um protocolo com a Fundação PT, no qual se comprometeu a transformar três antigas cabines telefónicas da Portugal Telecom em microbibliotecas escolares.
No «período de gestação», o Colégio procurou parceiros que pudessem ajudar-nos a concretizar o projeto, uma vez que as cabines estavam em muito mau estado. Depois do meritório trabalho de restauro realizado pelos alunos de mecânica, a Serralharia Aguiar ofereceu as portas para as cabines, as estantes foram oferecidas por empresas locais (Móveis Mo. Fil., Djess Móveis, Quinta de Palmazões), os livros foram oferecidos por diversas entidades (Porto Editora, Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, Livraria Tulipa, Livraria Zé, Brintâmega, Petrofregim) e colaboradores (prof. António Augusto Silva), pais e alunos, as paletes para os sofás foram oferecidos pela Forgottensteps, a majestosa oliveira plantada junto à cabine 1 foi oferecida pelo Café Bar; contamos ainda com o apoio da Câmara Municipal de Amarante.
Junto às três cabines, aconteceram diversas atividades lúdicas, direta ou indiretamente relacionadas com os livros e os seus autores: poesia, canto, dança, música, peça de teatro, apresentação de livros infantis (na primária, esteve o escritor João Manuel Ribeiro), leitura dramatizada, história andante, elaboração de desenhos a partir de livros lidos, produção de livros com fragmentos de histórias, decoração de espaços com personagens dos livros infantis, criação de estendal de atividades, mercado de livros ambulante, afixação de post-its com frases de autor, divulgação de textos de autor, largada de balões… Foi um dia diferente.
A semente foi lançada à terra. Agora, para que ela germine e dê fruto, é necessário que muitos se sintam motivados a atender esta chamada para a leitura que lhes foi dirigida – uma chamada de valor acrescentado!
Dos professores e educadores, espera-se o exemplo e o estímulo. Como disse Albert Einstein, “Onde há um desejo, há um caminho.”. E, dizemos nós, o caminho faz-se caminhando.
Um bem-haja a todos os professores, educadores e alunos, especialmente os dos cursos de Mecânica, de Animação, de Comunicação e de Ciências e Tecnologias que, de algum modo, contribuíram para as atividades do projeto.
Um agradecimento especial aos senhores vereadores Lucinda Fonseca, vice-presidente da CMA, e António Ribeiro, vereador da Educação da CMA; um abraço ao professor Paulo Miranda, que prontamente acedeu ao nosso convite para dinamizar a atividade da «História Andante», na pré-primária.
Microbibliotecas do Colégio: uma chamada para a leitura.
Pelo Grupo Disciplinar de Português do CSG,
prof. António Costa

Publicado em: 24/10/2017 05:34:44


 

 

 

 

 

 
Infocursos: a informação sobre todos os cursos do ensino superior ao detalhe

Acede aqui.
O portal Infocursos é mantido pelo do Ministério da Educação e disponibiliza informação variada sobre licenciaturas e mestrados do Ensino Superior, desde as notas médias, frequência e nível de emprego.
Os dados foram atualizados esta semana, mesmo a tempo de ajudar os alunos que se candidatam ao ensino superior a fazerem a sua escolha de curso e universidade de forma mais consciente e informada.
No Infocursos, é possível ver as estatísticas nacionais sobre os candidatos aos cursos, em termos de demografia, quantos alunos entraram na primeira opção, as médias de notas e também qual a percentagem que, um ano depois de terminarem o curso, estavam inscritos como desempregados no IEFP.
Todos estes dados podem depois ser vistos também curso a curso, escolhendo a instituição de ensino e o respetivo curso, o que permite ter uma ideia mais concreta da empregabilidade do curso, mas também das médias finais e da tipologia dos alunos que frequentam essa opção.

Fonte: http://tek.sapo.pt/extras/site-do-dia/artigos

Publicado em: 17/07/2017 12:23:05


 

 

 

 

 

 
1º Prémio: Concurso “No Poupar está o Ganho”

Colégio de São Gonçalo ganha o 1º prémio, a nível nacional, do concurso “No Poupar está o Ganho”, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda/Museu Papel Moeda, na categoria de 2ºciclo.
No passado dia 13 de junho, as turmas do 6ºano do Colégio de São Gonçalo, representadas por um grupo de alunas, participaram na sessão solene de apresentação de trabalhos da 7ªedição do concurso.
Neste concurso apresentaram um projeto intitulado “P.I.G.” - Projeto Individual de Gestão, desenvolvido nas aulas de Educação Financeira. Este projeto tem como objetivo auxiliar os alunos a gerir o seu dinheiro de forma consciente, sabendo que os rendimentos têm de fazer face às despesas, evitando compras por impulso, bem como despesas supérfluas. Desta forma adquirem literacia financeira, tornando-se, assim, adultos financeiramente mais responsáveis fazendo face à sociedade consumista em que vivemos.
Estiveram presentes inúmeras individualidades, nomeadamente o ex.mo. Sr. Secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. João Costa, para além de alunos de 22 turmas, professores e diretores de agrupamentos.
O prémio foi entregue pelo Ex.mo. sr. Secretario de estado.
De salientar ainda, o empenho, motivação, dedicação e o trabalho das alunas, Margarida Freitas, Maria Costa, Leonor Magalhães, Joana Magalhães, Beatriz Carvalho, Beatriz Lencastre e Daniela Ribeiro
Ainda agradecer à professora Susana Cruz, responsável pelo designer gráfico do P.I.G., ao Colégio de São Gonçalo, na pessoa do Sr. Diretor Marco Silva, pela oportunidade e pelo apoio, à professora Laura Viana pelo acompanhamento dado aos alunos, na já referida sessão solene.
A professora,
Andreia Pinto





Publicado em: 04/07/2017 13:39:40

194 registos

1| 2| 3| 4| 5| 6| 7| 8| 9| 10| 11| 12| 13| 14| 15| ... 39|
©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 54.92.197.82: