menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Destaques [notícias & avisos]

 

 

 

 

 

 
Bárbara Luís: a aluna que teve 20 valores a Matemática A e 19,3 valores a Português. E 20 valores a todas as outras disciplinas.

Bárbara Luís acabou o 12.º ano com média de 20 valores. Este nível de aproveitamento, por si só, já é digno de destaque. Mas o que faz de Bárbara uma aluna de topo está na proeza de ter obtido 19,3 a Português e 19,5 a Matemática A, nos exames nacionais de 2018.
Integrada num grupo-turma onde vários alunos conseguiram sobressair pela excelência do seu desempenho escolar, como são os casos da Maria Teresa Oliveira, da Inês Moura, da Joana Sousa e da Marta Pinheiro, com uma média de secundário de 20 valores, a Bárbara Luís sobressaiu por ter tido 20 valores na nota interna de Matemática A e 20 valores no exame nacional dessa disciplina. Mas a verdadeira façanha da Bárbara Luís, assim como da Maria Teresa Oliveira, foi terem acabado o 12.º ano com 20 valores a tudo. Sim, estas duas alunas tiveram 20 a todas as disciplinas, tal como já tinha acontecido na frequência do 10º e do 11.º anos.
Em síntese, a coincidência entre a média do final de secundário e a nota do exame de Matemática A faz da Bárbara Luís uma aluna diferente. Se tivesse obtido mais duas décimas na classificação do exame nacional de Português (conseguiu 19,3 valores), a Bárbara teria alcançado o feito extraordinário de ter 20 valores nos dois exames nacionais. Para o Colégio de São Gonçalo, para os professores, todos os professores que trabalharam com a Bárbara, o sucesso escolar excecional da Bárbara é motivo de grande orgulho. “Olhar para as fichas biográficas da Bárbara e da Maria Teresa e verificar que, no percurso de três anos do ensino secundário, obtiveram sempre 20 valores a todas as disciplinas é um feito extraordinário e que nos envaidece.”, sublinha António Costa, professor que teve a seu cargo a direção de turma de Ciências e Tecnologias e que, portanto, acompanhou de perto o sucesso da Bárbara Luís, ao longo dos três anos do ensino secundário. “Tive o privilégio de poder trabalhar com um grupo excecional de alunos, jovens inteligentes, curiosos e desafiadores, empenhados em atingir os seus objetivos pessoais e adotando como princípio da sua vida escolar o «comprometimento». Quando assim é, trabalhar com estes alunos é um prazer!”, conclui o mesmo professor.
Para se compreender um pouco melhor quem é a Bárbara, basta «escutar» as palavras da mãe, Licínia Marinho: “É com grande orgulho que testemunho o sucesso da minha filha, no final desta etapa da sua vida. Os seus resultados brilhantes espelham a menina determinada e empenhada que é e são exemplo de que o esforço e a dedicação conduzem ao êxito. Certamente, terá um futuro risonho, já que é uma menina de ouro em todos os aspetos.”.
Mas desengane-se quem possa pensar que a Bárbara Luís é um «rato de biblioteca», a aluna marrona. Ela tem competências sociais e comunicativas muito ativas e ajuda muito os colegas. Além disso, consegue organizar-se de modo a poder ter atividades extracurriculares. Entre outras atividades, a Bárbara frequenta as aulas de Jazz, na Academia de Dança de Amarante. Quando se exibe num palco, a par da graciosidade, saltam à vista o empenho, a concentração e o rigor com que executa as coreografias. E, depois, há o sorriso de Bárbara. É impossível ficar indiferente à graça do seu sorriso, à simpatia contagiante.
Com a média obtida, a Bárbara acredita que vai conseguir entrar para a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Em suma, o caso da Bárbara Luís pode e deve ser inspirador para todos os alunos porque ela é o melhor exemplo de que o saber ser e o saber estar configuram a fórmula mágica que conduz ao sucesso. Para se ser um aluno de excelência, importa ser-se metódico no trabalho, dedicado, disciplinado, confiar nas suas capacidades e assumir uma filosofia de vida equivalente àquela que a Bárbara aprendeu com Ricardo Reis, aquando do estudo da heteronímia pessoana: «Para ser grande, sê inteiro: nada/Teu exagera ou exclui. / Sê todo em cada coisa. Põe quanto és / No mínimo que fazes.».
Colégio São Gonçalo
17/07/2018


Publicado em: 04/08/2018 06:41:52


 

 

 

 

 

 
Alunos do Colégio: na mostra nacional de ciência


A 12ª Mostra Nacional de Ciência realiza-se, de 31 de maio a 2 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, na qual estarão presentes a concurso 100 projetos da autoria de 265 jovens cientistas e investigadores, orientados por 64 professores.
A Cerimónia de Abertura da Mostra realiza-se no dia 31 de maio, pelas 15 h.
A Sessão de Entrega de Prémios e Encerramento da Mostra, realiza-se no dia 2 de junho, pelas 15 h.
Poderão visitar a Mostra escolas e público em geral, no dia 31 de maio, das 16h às 18h, no dia 1 de junho, das 10h às 17h30 e no dia 2 das 10h às 15h.
Os projetos a concurso são das mais variadas áreas de estudo: Bioeconomia, Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática e Química.
Para além de estarem presentes jovens cientistas de todo o país, vão também estar presentes projetos internacionais oriundos de Espanha e Moçambique.
A lista dos 100 trabalhos selecionados pelo júri, já está disponível. 
A 12ª Mostra Nacional de Ciência conta ainda com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa.

Acede ao site do evento: http://www.fjuventude.pt/pt/destaques/1489/12-mostra-nacional-de-ciencia.aspx


Publicado em: 03/08/2018 06:42:14


 

 

 

 

 

 
Prémio: Colégio conquista segundo prémio

No passado dia 12 de junho, os alunos do 6º ano participaram na 8ª edição do concurso “No Poupar está o Ganho”, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Este ano, foram apresentados os 17 melhores projetos a nível nacional, perante uma plateia de 600 pessoas.
O projeto apresentado pelos alunos foi o “PLAFOM” – Plano Financeiro Familiar do Orçamento Mensal. O “Plafom” é uma folha de cálculo, onde se faz uma boa gestão do orçamento da família. Este projeto promove o diálogo financeiro entre pais e filhos, levando os mais pequenos a tomar conhecimento dos rendimentos e da lista de despesas da família, aprendendo a controlar as despesas, as prioridades e as necessidades do agregado familiar, ensinando-os a relativizar os desejos, compreendendo que, por vezes, surge uma situação imprevisível e que para lhe fazer face é necessário que a família tenha um suporte financeiro.
Com o projeto em causa, os adolescentes tomam partido na definição dos objetivos familiares, e para isso aprendem a poupar para poder concretizar necessidades e desejos de curto ou longo prazo.

Este ano, o Colégio arrecadou o 2º prémio, a nível nacional, na categoria de projeto do segundo ciclo, e a entrega de prémios às turmas vencedoras foi feita pela Exma. Sra. Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Professora Doutora Maria Manuel Leitão Marques.


Publicado em: 19/06/2018 03:01:56


 

 

 

 

 

 
Matrículas: Informações

Encontram-se disponíveis para download informações referentes às matrículas para o ano letivo de 2018/2018
Creche e Pré-Escolar
1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário


Publicado em: 27/04/2018 12:52:20


 

 

 

 

 

 
Ricardo Queirós: no Campeonato do Mundo de Corta-mato.

Após a brilhante participação na prova de corta-mato Nacional, que culminou com o apuramento para o Campeonato do Mundo, o aluno Ricardo Queirós, do 10º ano do Curso Científico-Tecnológico de Animação Sociocultural, representou, no passado dia 4 de abril, a seleção nacional de juvenis masculina, no ISF de Cross-Country, que decorreu em Paris, até 7 de abril.
De referir que a seleção nacional conseguiu um honroso 6º lugar, numa competição em que participaram 105 atletas que integraram 18 equipas.

A Coordenação do Desporto Escolar do CSG felicita, assim, o aluno Ricardo Queirós pelo seu excelente desempenho desportivo.


Publicado em: 23/04/2018 04:19:20

201 registos

1| 2| 3| 4| 5| 6| 7| 8| 9| 10| 11| 12| 13| 14| 15| ... 41|
©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 54.196.73.22: