menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Actividade

 

 

 

 

 

 
Dia Internacional da Filosofia: 17 novembro de 2017

Departamento de Ciências Humanas e Sociais - Grupo de Filosofia
Subordinado a um mote que é definido anualmente pela UNESCO, este dia traduz o reconhecimento da importância da Filosofia, e do seu ensino, para o desenvolvimento de pessoas mais críticas, mais reflexivas, mais capazes de pensar a solução para os problemas éticos e políticos que preocupam as nações e os indivíduos em todo o mundo. O Colégio de S. Gonçalo, em parceria com a APEFP-Braga, comemorou o Dia Mundial da Filosofia, no auditório do Colégio, durante toda a manhã do dia 17 de novembro.
Deixamos aqui a Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia, 16 de novembro de 2017, com a conclusão do Dr. Eugénio, o nosso convidado.
A Filosofia é uma disciplina apaixonante, é também uma prática quotidiana que pode transformar as sociedades. Ao permitir a descoberta da diversidade das correntes intelectuais no mundo, a Filosofia estimula o diálogo intercultural. Ao despertar mentes para o exercício do pensamento e para o confronto racional de opiniões, a Filosofia contribui para a construção de uma sociedade mais tolerante e respeitadora.
Para a UNESCO, é também uma forma de promover o potencial criativo da humanidade e de fazer emergir novas ideias. A Filosofia cria condições intelectuais de mudança, de desenvolvimento sustentável e de paz.
A Filosofia é um baluarte contra a limitação de opiniões, uma forma de cultivar a distância crítica face à saturação da informação e à retórica simplista que procura colocar as culturas umas contra as outras. Existe uma necessidade urgente de Filosofia. Esta não nos dá respostas, mas permite-nos fazer as perguntas certas.
Para finalizar, na linha do manifesto em prol da Filosofia de alguns filósofos franceses, considero que “se a filosofia se apagar, se a voz dos filósofos se extinguir, o espírito tornar-se-á cada vez mais vulnerável às manipulações dos mercadores de ídolos e fabricantes de opinião.”.
Os alunos do 10º ano foram convidados a participar na comemoração do dia Mundial da Filosofia. Iniciou-se a atividade com a apresentação de um vídeo elaborado por alunos das turmas 10º 1A1-4A1 alusivo à filosofia e a sua importância na atualidade.
Os objetivos da atividade consistiram em celebrar o dia Internacional da Filosofia, sensibilizar para o espírito crítico e o pensamento filosófico e avaliar a importância da filosofia na atualidade.
Em parceria com a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática sediada em Braga, pretendemos sensibilizar os alunos para a importância da Filosofia e da sua utilidade na vida do ser humano. Foi uma atividade bastante dinâmica e enriquecedora permitindo aos alunos aprofundar os saberes adquiridos nas aulas, refletir sobre a utilidade ou inutilidade da filosofia e sensibilizar para a realidade da sociedade atual. Os objetivos foram consumados na sua totalidade.
Agradecemos ao Dr. Eugénio Oliveira, presidente da Associação, pela sua presença, pelo entusiamo demonstrado e pela vivacidade com que partilhou os seus saberes com os nossos alunos.
Um bem-haja a todos os envolvidos que permitiram e tornaram este dia diferente!
Professora Elisabete Fonseca





Publicado em: 21/11/2017 05:48:34 Partilhar

©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 54.227.127.109: