menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Actividade

 

 

 

 

 

 
ATIVIDADE: Mentes Brilhantes para o Turismo Militar

Os alunos do Curso Científico-Tecnológico de Turismo Cultural e Recreativo, do Colégio de São Gonçalo de Amarante, que participaram no Concurso de Ideias “Mentes Brilhantes para o Turismo Militar”, marcaram presença, no passado dia 16 de maio de 2017, no Congresso Internacional de Turismo Militar, organizado pela Universidade de Aveiro em parceria com o Ministério da Defesa Nacional.
O dia foi repleto de atividades no âmbito do turismo militar, tendo-se iniciado a manhã com uma receção aos alunos na Universidade de Aveiro, seguida de comunicações relativas ao tema subordinante deste Congresso Internacional.
O evento contou com a presença do Sr. Secretário da Defesa Nacional Marcos Perestrello, tendo sido feita a abertura da sessão pelo Magnífico Reitor da Universidade de Aveiro. A apresentação dos programas de Turismo Militar coube ao Presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinho, à Vereadora do Turismo da Câmara de Elvas, bem como ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.
A manhã termina com a divulgação dos vencedores do Concurso de Ideias “Mentes Brilhantes para o Turismo Militar”, onde o Colégio de São Gonçalo foi agraciado com o 3º prémio na categoria do Ensino Secundário, com o projeto “Recriação do Incêndio da Casa de Pascoaes aquando da 2ª Invasão Francesa com recurso ao Video Mapping”, pelos alunos Maria Francisca Vasconcelos, Henrique Guimarães, Sandra Ribeiro, Rui Santos e Tânia Silva sendo também atribuída uma Menção Honrosa pelo projeto “REM - Rota de Experiências Militares” dos alunos Rafael Rodrigues, do Curso de Turismo Cultural e Recreativo, e Hugo Pereira, do 12º do Curso de Comunicação e Produção Multimédia.
No período da tarde, decorreu uma Mesa Redonda subordinada ao tema “A importância e o papel do Turismo Militar para os Jovens e Portugal”, moderada pelo Professor Doutor Carlos Costa, com a participação do Vice Almirante José Carlos Mathias (Diretoria do Património Histórico e Documentação da Marinha, Brasil); do General de Brigada Severino de Ramos Bento da Paixão ( Diretoria do Património Histórico e Cultural do Exército, Brasil); do Prof. Carlos Lidízia – Universidade Federal Fluminense; Professor Doutor José Carlos Hernandez Mogollón (Universidade de Extremadura, Espanha); do Professor Doutor João Albino Silva (Universidade do Algarve) e, por fim, do Tenente-Coronel Fernando Luz Costa.
Mais uma vez em destaque o Colégio de São Gonçalo, com a peça de teatro “E como às três não foi de vez”, pelos alunos Mauro Lopes, José Miguel Costa e Pedro Alves, com participação especial do Grupo de Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro. O momento foi de grande descontração e animação, marcado pela encenação do encontro improvável entre o General Silveira e Napoleão Bonaparte, onde da componente histórica fez parte uma adaptação aos tempos modernos, desde o uso das vestes de guerra às novas tecnologias.
A sessão termina com a apresentação dos projetos vencedores, seguida de um Coffee Break oferecido pela organização.
Alunos e professores regressaram a casa orgulhosos pela sua prestação e prémios obtidos.

Francisca Maia
Rafael Rodrigues
12º Ano do Curso Científico-Tecnológico de Turismo Cultural e Recreativo




Publicado em: 23/05/2017 12:17:33 Partilhar

©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 54.145.85.87: