menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Atividades

 

 

 

 

 

 
Visita de Estudo ao “Summer Innovation Campus”: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – 27/09/2018

A convite da Professora Doutora Guilhermina Marques, professora auxiliar na Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias da UTAD, o Colégio de S. Gonçalo esteve presente no evento Summer Innovation Campus, através da visita de alunos do Curso de Planos Próprios de Biotecnologia Aplicada, do 11.º e 12.º anos, e também dos alunos de 12.º ano de Ciências e Tecnologias.
O evento, que contou com a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, consistia, essencialmente, numa mostra dos projetos de tecnologias inovadoras desenvolvidos na Universidade, ou com o envolvimento da mesma, nas mais variadas áreas de investigação científica.
Para além das apresentações de projetos, decorriam também vários workshops como "Agricultura de precisão", "Acessibilidade e Inclusão" ou até "Modernização Administrativa". A par dos workshops, ainda foi possível assistir a Palestras e Concursos de Ideias Inov@UTAD.
A mostra de projetos permitiu aos alunos absorver conhecimento sobre a investigação mais atual na UTAD, identificar áreas com potencial de exploração científica e/ou económica, inspirando o empreendedorismo e o trabalho em modalidade de projeto.
Os alunos do Colégio tiveram ainda oportunidade de conhecer mais aprofundadamente as áreas principais do Campus da UTAD, usando a plataforma BEACONING que, através de geolocalização, permitia uma abordagem cultural na visita à Universidade.
Oportunidades como estas são sempre extremamente profícuas, uma vez que possibilitam aos alunos o contacto com realidades que ampliam conceções e interesses.

Prof. Maria João Lopes



Publicado em: 01/10/2018 06:43:25


 

 

 

 

 

 
PRODUTO FINAL: DO PAFC

Os alunos do 5.º e 7.ºanos apresentaram, no dia 27 de abril de 2018, pelas 21h00, o produto final do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: a dramatização “À Descoberta de Oriana” e “A Viagem do Cavaleiro”.
No 5.º ano, os alunos trabalharam, nas várias áreas disciplinares, diferentes competências a partir da obra literária A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
No 7.º ano, os alunos desenvolveram competências das várias áreas disciplinares a partir da obra O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Ao longo dos dois primeiros períodos, os alunos realizaram trabalhos que foram divulgados numa exposição preparada para o S’Cola 2018 e cujo produto final consistiu na fusão das duas histórias numa breve dramatização dos dois projetos.
Foi com agrado que a comunidade educativa assistiu a este espetáculo preparado por alunos e professores.




Publicado em: 12/05/2018 07:44:16


 

 

 

 

 

 
Palestra: no âmbito do património cultural e imaterial.

No dia 27 de abril, os alunos do 11º e 12º anos dos cursos de Ciências e Tecnologias, Humanidades, Cientifico-tecnológicos de Design e Turismo do Colégio de S. Gonçalo assistiram e participaram numa palestra, no âmbito do património cultural e imaterial, das 09h às 10h15m, no auditório do Colégio.
Com esta atividade, pretendeu-se salientar e reforçar a importância da cultura na educação e na escola pelo exemplo da vivência e experiência estética, enaltecendo o nome de Amadeu de Sousa Cardoso, e teve como objetivo geral a integração do pensamento e da reflexão filosófica no património cultural e imaterial de Amarante.
Integrada no S’Cola 2018, esta atividade permitiu esclarecer os alunos sobre o prestígio, valor e dignidade de todo o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Amarante e todos os seus colaboradores na promoção da relação escola/meio, bem como a dinamização de eventos, divulgando o património cultural e imaterial da realidade amarantina, fomentando a interdisciplinaridade e a continuidade de uma cultura vasta e rica de alguns nomes mais sonantes da cultura, da literatura e da arte amarantinas. Consideramos que foram cumpridos todos os objetivos propostos para esta atividade.
Agradecemos ao Sr. Presidente da Câmara pela sua presença, bem como pela eloquência das palavras proferidas; um bem-haja pelo seu contributo para a formação dos nossos jovens.
A delegada de disciplina
Elisabete Fonseca

Publicado em: 12/05/2018 07:37:50


 

 

 

 

 

 
VISITA: Na cidade do desporto

A convite da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, alguns alunos do Curso Científico-Tecnológico de Desporto e Dinamização da Atividade Física do Colégio de S. Gonçalo, no dia 9 de maio, viveram um dia diferente, pois deslocaram-se a Santarém para realizar uma visita de estudo ao Centro de Estágios, Complexo Desportivo e ESDRM.
Foi um dia de azáfama e cansativo, mas bastante produtivo para os alunos que viram algumas das suas dúvidas dissipadas e puderam observar os espaços de aprendizagem e de prática pedagógica numa cidade conhecida como “a cidade do desporto”.
Os objetivos desta atividade foram essencialmente os seguintes: permitir a participação dos alunos nas atividades da ESRM; esclarecer aprendizagens e competências adquiridas nas aulas; possibilitar o contacto com a realidade universitária.
Com a realização desta atividade, promovemos o espírito colaborativo e cooperativo bem como o complemento de saberes adquiridos no domínio das competências específicas dos alunos, trocámos ideias e promovemos a interdisciplinaridade, conhecemos uma dinâmica pedagógica e didática diferentes.
Foi um dia gratificante no domínio teórico e prático para os nossos alunos sendo que os objetivos previstos foram amplamente alcançados.
Um agradecimento a todos os alunos pelo seu comportamento e a toda a equipa de colaboradores que nos aguardaram em Rio Maior, em especial ao Dr. Diogo Monteiro, que nos fez sentir como se estivéssemos em casa.
professora Elisabete Fonseca



Publicado em: 12/05/2018 07:29:01


 

 

 

 

 

 
OLIMPÍADAS: DE FILOSOFIA

No dia 18 de abril, no auditório do Colégio, os alunos do 11º ano assistiram e participaram em mais uma edição das Olimpíadas de Filosofia.
Com esta atividade, pretendeu-se preparar os alunos para o teste intermédio, dar visibilidade da disciplina de Filosofia aos alunos e permitir a troca de experiências pedagógicas e didáticas entre turmas.
A dinamização de atividades que promovam o conhecimento e a troca de saberes tem sido o grande objetivo deste passatempo, pelo que nos satisfaz o enorme entusiasmo e dinamismo revelados pelos alunos.
Os objetivos propostos foram amplamente concretizados, sendo considerada esta atividade uma mais-valia na estratégia de enriquecimento cognitivo, intelectual e cultural. Como tal, esta é uma atividade a que pretendemos dar continuidade.
Encerrámos a atividade com a entrega de um diploma de participação a todos os alunos participantes, e o vencedor foi oferecido um livro.
Um bem-haja a todos os intervenientes.
A Delegada de Disciplina,
Elisabete Fonseca

Publicado em: 23/04/2018 04:14:43

218 registos

1| 2| 3| 4| 5| 6| 7| 8| 9| 10| 11| 12| 13| 14| 15| ... 44|
©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 54.221.9.6: